domingo, 24 de abril de 2011

Na beira da estrada





          Caminho distraída pela estradinha de terra arenosa. Serpenteia o rio cipó ao longe, armando o bote para despencar rochedo abaixo em forma de cachoeira. As flores sempre vivas enfeitam as margens sombreadas por ipês, quaresmeiras, canelas-de ema. Cavaleiros passam apressados em direção à cachoeira da Farofa levantando poeira e lançando montículos pastosos e fedorentos a demarcar o percurso.

         Assento-me numa pedra, beira de um curso d’água para refrescar os pés e a garganta. Aproveito para comer uma barrinha de cereal - energia com pouca caloria.

         Uma cor azul borboleteia pelos caminhos e pousa num objeto meio escondido, meio aparecido à beira da estrada. Vou ver do que se trata.
-         Um baú abandonado!... ou terá sido colocado aí propositalmente?... Alguém pode voltar para buscá-lo...não mexa nas coisas dos outros...mas dá uma vontade...

Não tem fechadura. Abro.

Muitos papeis. Palavras soltas: cerimonial, buffet, segurança, música, decoração, convites, daminhas, pajem, cabelo, maquiagem, vestido de mãe de noiva.

Vou retirando um a um. Lanço-os num canto da estrada.

          Resta um: – casamento. No verso, noivo e noiva.
 Fecho o baú. Deixo guardada esta última palavra a germinar outras letras.

          A borboleta azuleia meu caminho. Sigo.

3 comentários:

  1. A última palavra. Casamento? Noivo e noiva? Juliana e Júlio. E mais tantas outras palavras, buffet, cerimonial, filmagem, decoração, etc.etc... Mas casamento é mesmo a mais importante entre todas estas. E a dona do gato vem, vc sabe! Vamos colocar a conversa em dia!
    Que bom por mais esse motivo o casamento de Juliana e Júlio.
    Paula Justo

    ResponderExcluir
  2. Borboletas azuis são tão raras ... Rara beleza, rara leveza, momentos raros ... E a borboleta azul mãe de noiva vem trazer leveza ao baú das resoluções, complicações e aflições. E como estará bela borboleta mãe de noiva azul no Casamento da dona do Baú!! Beijo, te amo.

    ResponderExcluir
  3. "Resta Um"...é desse jogo, se lembra?resta um? que inclui um vazio produtivo, que outras letras virão...Não desapareça! Abraço, Angela

    ResponderExcluir